O modelo surfista, Saulo Melo, morador de Itacoatiara, garante que não dá muito trabalho cuidar de seus pelos faciais. Costuma apenas lavar o rosto com um sabonete líquido diariamente.
É importante limpar a barba com um xampu neutro, e caso ela seja grande, um pouquinho de condicionador previne que embarace, leave-in para proteger os fios e pronto. O leave-in cria uma camada que evita o contato direto com comida, bebida, fumaça de cigarro. Barbudos também usam produtos envolvidos no barbear. E estes produtos são um dos principais responsáveis pelo aquecimento do mercado de cosméticos masculinos, que cresceu cerca de 15% (os dados mais recentes são de 2011, em comparação com 2010), de acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Metade do faturamento deve-se a esse tipo de produto, segundo outra pesquisa, do instituto Euromonitor. Entre as novidades, chegam texturas diferentes de espuma, como óleo e gel refrescante à base de menta.
Nos Estados Unidos, já começam a surgir cosméticos voltados especificamente para os barbudos, como loção condicionadora e óleos hidratantes.
Mas além de se preocupar com a beleza, há quem lembre que os barbados devem atentar para detalhes que fazem parte de suas vidas. A quantidade de guardanapo usado aumenta proporcionalmente ao tamanho dos pelos. Em público, é preciso manter-se longe de empadas e comidas com molho.