Soando como repetição de Os Flintstones ou Os Jetsons, os Simpsons estreou seu primeiro desenho na noite de 17 dezembro de 1989, na TV americana, a recém-criada rede Fox, em horário nobre.
O cheiro de passado sumiu logo nos primeiros minutos na cara amarela, nos olhos esbugalhados e nas mãos de quatro dedos mostrando que era uma animação era diferente. O humor politicamente incorreto demonstra que nem tudo é riso. No desenho mais importante de todos os tempos que faturou 18 prêmios Emmy, o mais concorrido da televisão americana, sendo aclamado como o melhor programa de TV no século 20, segundo a revista americana Time, em 1999 e transmitido em mais de 70 países, há suspense, emoção e até final feliz.
É o produto mais visível de um arsenal multimídia de livros, DVDs, CDs e games que sustentam a simpsonmania no mundo, mas sem lição de moral.
O mais incrível é que o império animado dos Simpsons nasceu com um pedaço de papel rabiscado em apenas 15 minutos.
Em 1985, o produtor de TV James L. Brooks pediu ao cartunista Matt Groening que criasse uma família maluca e engraçada para a TV. Na sala de espera, enquanto aguardava pela conversa, Groening rascunhou Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie e mostrou o desenho a Brooks. Ele curtiu: dois anos depois, em 1987, os Simpsons estreavam em vinhetas de três minutos num programa humorístico da Fox, o Tracey Ullman Show. No começo, o traço era tosco e tinha acabamento precário. Mas quando Homer e companhia ganharam sua própria série, em 1989, os personagens já tinham visual mais refinado e personalidades mais definidas. A série foi se sofisticando: hoje, para animar um único episódio de Os Simpsons, é preciso produzir 24 mil desenhos e gastar até oito meses de trabalho, a um custo de 1 milhão de dólares.
Quando Os Simpsons apareceu não havia nada parecido na TV. É difícil imaginar, mas quando a Fox apresentou o desenho foi considerado controverso colocar animação em horário nobre.
Matt Groening
Bem, a maioria dos adultos esquecem o que era ser criança. Eu jurei que eu nunca iria esquecer.
Matt Groening
A simpsonmania cresceu e se multiplicou graças a seus ingredientes poderosos. As tramas muitos criativas e inspiradoras encadeiam histórias que nos fazem rir e chorar com seus personagens muitos legais. Homer, Marge, Bart, Maggie e Lisa são personagens complexos, carismáticos, divertidos e quase humanos, envoltos na profusão de coadjuvantes e participações especiais que sempre arrancam uma risada e uma reflexão a mais.
A ousadia fica por conta do humor corrosivo da série que não perdoa ninguém, sobrando para as celebridades, os políticos, a própria rede Fox, o capitalismo e até para Deus!
Os segredos da família amorosa e mais amada do planeta com muita problemática engraçada e revolucionária como nenhuma outra.
Rabiscados pelo próprio cartunista Matt Groening, os Simpsons tinham um traço mais rústico nas seqüências de desenhos curtos que foram ao ar entre 1987 e 1989.
Os pensamentos e a evolução de Homer Simpson:
As tiradas de Homer Simpson é algo a parte que merecem serem refletidas.
“Se algo é difícil de fazer, então não vale a pena ser feito!”
“Oh não, alienígenas espaciais!!!Não me coma, tenho mulher e três filhos…coma eles!!”
“Tenho três filhos e nenhum dinheiro…por que não posso ter nenhum filho e três dinheiros?”
Homer sobre O Homem Lá De Cima:
“Sei que nunca fui um homem muito religioso mas, se estiver aí em cima, por favor, me salve Super-Homem”
“A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!”
“Bem, ele pode ter todo o dinheiro do mundo, mas tem uma coisa que ele não pode comprar… Um dinossauro!”
“Eu não estava mentindo! Estava escrevendo ficção com a boca.”
“Chorar não vai trazer de volta seu cão, a não ser que suas lágrimas tenham cheiro de ração.”
“Nunca diga qualquer coisa a não ser que tenha certeza que todo mundo pensa o mesmo.”
“Um viva ao álcool, a causa e a solução de todos os nossos problemas!”
“A TV me respeita. Ela ri comigo e não de mim.”
“Eu nuca peço desculpas, Lisa. Sinto muito, mas é assim que eu sou…”
“Existe três frases curtas que levarão sua vida adiante: ‘Não diga que fui eu!’, ‘Oh, boa idéia, chefe!’ e ‘Já estava assim quando cheguei’.”
“Tem alguma coisa que astros do rock não saibam.”
“Para mentir, apenas duas coisas são necessárias: alguém que minta e alguém que escute a mentira.”
“Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido.”
“É melhor ver coisas do que fazer coisas.”
“Olha aqui seu robô idiota ninguém acaba com as férias da minha família…… só eu, ou talvez meu garoto!”
“Ele já sabe como gosto do meu DRINK…. Com muito álcool!”
“Cala a boca Pensamento, ou te enfio uma faca.”
“Deus, se quiseres que eu coma as oferendas não se manifeste de nenhuma maneira… … Tua vontade será feita…”
Homer Simpson
Leia mais:
Curiosidades sobre os Simpsons