Mesmo com o programa Mais Médicos, e todo gasto do governo com propagandas em plena campanha eleitoral, a saúde no Brasil continua preta. Os brasileiros pagam muitos e altos impostos, mas não possuem os serviços mais básicos dos quais necessitam.
Não é apenas a deficiência de profissionais, mas principalmente as condições em que este profissionais enfrentam para atuarem nos país.
Não há infraestrutura e faltam desde medicamentos até materiais básicos para atender a população. Os pacientes ficam anos na fila de espera para cirurgias e exames.
Em resposta ao programa Mais Médicos do governo, a Associação Médica Brasileira (AMB) juntamente com sociedades de especialidade e Associações Médicas Regionais lançou nesta quarta-feira, 12, o projeto Caixa Preta da Saúde.
O Site colaborativo, o Caixa Preta da Saúde permite que cidadãos enviem denúncias de mau atendimento médico em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer lugar do Brasil. A população também poderá contribuir pelas redes sociais Twitter e Facebook.
O programa pretende mapear os problemas da saúde pública do Brasil e estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, postos de atendimento e demais unidades de saúde. As pessoas podem enviar fotos e vídeos, apresentando os locais procurados e as dificuldades enfrentadas na busca por serviços de saúde, públicos ou não.
De fácil utilização, basta clicar no mapa e enviar a denúncia. A equipe do projeto caixa-preta da saúde fará a análise do material e, após esta análise, a denúncia entrará na web.
Segundo a Segundo a AMB, a intenção não é resolver todos os problemas do setor somente com o Caixa-preta da Saúde, mas sim mostrá-los como realmente são, dando voz aos que mais precisam – os usuários do sistema público de saúde.
As condições da saúde todos estamos cansados de saber. O mau funcionamento decorrente dos desvios públicos para campanhas eleitorais e a má gestão dentre outros fatores.
O projeto CAIXA-PRETA DA SAÚDE é um meio pelo qual todas as pessoas, de qualquer lugar e a qualquer hora, podem enviar fotos e vídeos, apresentando os locais procurados e as dificuldades enfrentadas na busca por serviços de saúde, públicos ou não.
Pelo jeito vai haver congestionamento na rede.