Por que existem tão poucos salões de beleza acessíveis?
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro.
Cuidar da beleza fora de casa é muito complicado para idosos e, principalmente, deficientes físicos. Isso porque a maioria dos salões não oferece meios de acesso adequados à eles.
A acessibilidade é a maior dificuldade.
A barbearia O Barbeiro, disponibiliza um espaço inclusivo para todo cadeirante que se dispõem a ir a barbearia cuidar da sua estética e beleza.
Ações simples mudam a vida de pessoas com deficiências
A maioria dos salões de beleza ou barbearias possuem algum obstáculo arquitetônico que dificultam a acessibilidade do cliente com deficiência física, como o caso dos cadeirantes.
Não dispõem de um espaço para melhor receber e atender pessoas portadores de deficiência. Nem mesmo na formação do profissional este fator é colocado em pauta para ser pensado e melhorado.
O cliente portador de deficiência, como o cadeirante sofre por não ter um espaço lhe receba para cuidar da sua estética.
Quando chega o cadeirante no salão ou na barbearia tem-se todo aquele trabalho de arrastar móveis e cadeiras, o acesso na porta devido a degraus e mesmo a largura da porta dificultam a entrada do cliente cadeirante. Não tem nem mesmo acesso ao espelho para sua visualização. É atendido em qualquer canto, chegando até a atrapalhar a circulação e dificultar o trabalho do profissional.
Muito tem-se que ser pensado e mudado.
Na Barbearia O Barbeiro, deixamos um espaço específico para que o cadeirante possa chegar e ter acesso a bancada de espelho. A calçada foi escolhida de forma a não ter obstáculos. A porta pode ser aberta em duas folhas para o fácil acesso do cadeirante. E não há degrau na entrada.
Ações simples na disposição arquitetônica ajuda muito nesta virada inclusiva amenizando as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos portadores de deficiência física.
E ainda temos muito a fazer para melhorar a condição de vida do ser humano diferente na igualdade.
Fontes: