Você sabe quais as principais causas de morte entre os brasileiros na faixa etária dos 20 aos 59 anos?
Os perigos que rondam os homens são inúmeros e incluem sequelas reais, como a amputação de pênis, e inimigos invisíveis, como o papiloma vírus humano (HPV) e o aumento excessivo da próstata, que pode levar ao câncer.
A lista de causas externas, como mortes violentas, seguidas da hipertensão, infarto do miocárdio e do acidente vascular encefálico (AVE), além, é claro, de neoplasias como o câncer de próstata, pênis e pulmão.
No tocante ao câncer de pênis, a boa nova é que a prevenção é simples, a higiene adequada.
Os homens devem levar a sério os detalhes sobre sua higiene íntima.
É preciso lavar a glande (cabeça) do pênis com água e sabão. A fimose, por sua vez, dificulta a exposição da glande, levando ao acúmulo de esmegma e de elementos cancerígenos.
É preciso, sim, enxugar o pênis, para que a região não fique úmida e, consequentemente, suscetível à proliferação de fungos. Durante o banho o pênis deve ser lavado com especial atenção. Além de evitar mau odor, a limpeza evita infecções por fungos e bactérias e o câncer de pênis. Para limpar completamente é preciso retrair o prepúcio (pele que recobre a glande), lavar em volta da glande com sabonete e retirar todo o esmegma — secreção branca composta de células epiteliais descamadas, óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis – que fica acumulado na região, estendendo a higiene aos testículos, virilha e ânus.
É importante lavar o pênis após a relação sexual. O asseio ajuda a remover o lubrificante do preservativo que fica misturado ao sêmen. Nas relações sem proteção também deve ser feita a higiene para remover o resíduo de esperma misturado às secreções vaginais. Apesar de não garantir a proteção, a lavagem pode diminuir a probabilidade de infecção.
Não limpar o penis pode ter infarto? Tenho veias altas e tenho medo da sujeira tipo apertar a artéria, isso é impossível?