O movember é uma campanha mundial que tem como objetivo alertar sobre os cuidados que o homem precisa ter com a saúde e que a importância do alerta do câncer de próstata se faz por ser a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo apenas para o cânceres de pele não-melanoma.
Com relação à prevenção, infelizmente, não há uma ação ou hábito que possa ser mudado que para prevenir a ocorrência do câncer de próstata, mas é possível fa-zer o diagnóstico precoce.
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas. A grande ma-ioria dos pacientes com câncer não apresenta sintomas. Os pacientes que apresentam índícios, os tem por aumento benigno da próstata ou nos casos de câncer avançado. Por essas particulares é que que os homens, acima de 50 anos, façam, pelo menos, uma consulta anual com o urologista.
Durante a consulta para avaliação da próstata, o urologista realiza o exame do toque retal e solicita a coleta do exame de sangue, chamado PSA. Os exames são feitos separados, o toque retal é feito no consultório e o de sangue é laboratorial.
Existem situações especiais em que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o rastreamento do câncer de próstata se inicie em uma idade mais precoce, a partir dos 45 anos. São os pacientes que têm histórico de câncer de próstata na família e de raça negra, nesses grupos as chances de surgimento da doença é maior.