“Deus não morreu. Ele tornou-se Dinheiro”.
Esta é a afirmação de Giorgio Agamben, um dos maiores filósofos vivos.
O capitalismo é uma religião, e como religiao é a mais feroz, implacável e irracional religião que jamais existiu. Não conhece nem a redenção nem a trégua. Tendo como liturgia o trabalho cujo objetivo é apenas o dinheiro celebrado numa culto ininterrupto e insáciável.
Esta nova ordem do poder mundial fundamentanda sobre um modelo de governabilidade definida como democrática que nada tem a ver com a concepção de democracia que este termo significava em Atenas.
A democracia surgiu na Grécia, com o significado de governo do povo (demo = povo,cracia=governo), e foi implantada em Atenas, por volta de 510 a.C., quando Clístenes liderou um rebelião vitoriosa contra o último tirano As reformas políticas adotadas por Clístenes visavam a resolver graves conflitos sociais decorrentes da estratificação social em Atenas, já que os aristocratas detinham o poder político e econômico sobre comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.que governou a cidade-estado. O regime político democrático instituído por Clístenes tinha por princípio básico a noção de que “todos os cidadãos têm o mesmo direito perante as leis”.
Crise Econômica
Como palavras de ordem, Crise” e “economia” atualmente não são são conceitos, servem apenas para impor e para fazer com que se aceitem medidas e restrições que as pessoas não têm motivo algum para aceitar.
O que é a “Crise” hoje em dia? Significa simplesmente você deve obedecer! é evidente que, o que todos chamam de crise, um fenômeno que já dura decênios, não é nada mais que o modo normal como funciona o capitalismo do nosso tempo de uma forma totalmente irracional.
Os bancos assumiram o lugar das igrejas, governando o crédito até mesmo dos Estados que docilmente abdicaram sua sobernia. Geram a escassez, a incerta confiança, utilizam até de conceitos religiosos como “salvar”, uma salvação ao preço que inclui o sacrifício de vidas humanas e do planeta em prol do desenvolvimento e crescimento econômico.
Fonte: www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/deus-nao-morreu-ele-se-tornou-dinheiro.html