O processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal (1815-1822) denominado Independência do Brasil, retratada como um da historiografia clássica, nas data comemorativa do 7 de setembro em que ocorreu o chamado “Grito do Ipiranga, mesmo não sendo a construção do mito heroico da forma como é narrada, não perde o seu significado.
Versões nada românticas retratam Dom Pedro I com problemas de diarréia por intoxicação alimentar decorrente das péssimas condições sanitárias da época. Insatisfeito com os mandos do seu pai que queria obrigá-lo a retornar a Portugal, perdendo assim a vida de Dom Juan. Ao contrário de um belo alazão, montava uma mula e só deu o grito de independência porque estava de “saco cheio” das pressões que o pai fazia para que ele voltasse para Portugal. E nossa independência não foi gratuita. Custou uma boa multa que foi para os cofres de Portugal.
E ainda estamos pagando por ela.
Não muito diferente da nossa romântica história épica, a maioria continua sendo enganada nos discursos populistas. A nossa luta pela independência ainda mostra a realidade da maioria dos brasileiros intoxicados com o péssimo sistema de saneamento básico. O alto custo dos juros e impostos. As mordomias dos políticos e de uma minoria que detém o poder econômico. Um povo formado por escravos que trabalhavam até a fadiga. Uma maioria sem educação básica e estudos correndo atrás de oportunidade. A falência do sistema de saúde. Dificuldade de acesso a moradia. A falência da segurança.
E os mascarados que querem lutar pela democracia serão punidos.
Nem toda máscara deseja esconder intenções violentas. Ela pode ser apenas um veículo de manifestação.
E todos fazemos uso das máscaras por trás das nossas ideologias.
E pregamos a transparência. Haverá um tempo no voyeurismo tecnológico que ninguém mais se esconderá?
F*ckin’ awesome things here. I am very glad to see your post. Thanks a lot and i am looking forward to contact you. Will you please drop me a e-mail?
Sem problemas: barbeariaobarbeiro@gmail.com
one of our visitors recently recommended the following website