A palavra pente vem do latim “pecten”, que é o nome de uma concha com formato semelhante aos dentes de um pente.
O pente de cabelo é um daqueles utensílios de uso diário, de tão rotineiro nem pensamos sobre sua origem.
Outras civilizações já haviam desenvolvido o pente com ossos de animais e de madeira.
Mas, foram os egípcios a civilizações que mais utilizou o pente. Era considerado artigo de luxo e decorado com pedras preciosas e cobertos de ouro. Alguns dizem que Cleópatra usava um pente feito da espinha de peixes.
Os Romanos reduziram seu tamanho, podendo assim carregá-lo até no bolso.
Na Idade Média, usavam-se pentes de chumbo para diminuir a cor dos cabelos ruivos.
Luis XIV o inovou encomendando a joalheiros pentes de ouro, prata e pedras preciosas para segurar os seus penteados.
O pente não serve apenas para o embelezamento, mas ajuda a desembaraçar os fios, limpando-os.
O ato de pentear os cabelos deixa-os mais saudáveis limpando os fios das células mortas, trazendo a oleosidade e as proteínas do couro cabeludo ao longo do fio, hidratando e tornando-os mais fortes.
Hoje podemos encontrar os mais diferentes modelos com uma diversidade de estrutura, formas e materiais que servem para as mais variadas necessidades e influenciam de forma diferente o resultado do penteado dos nossos cabelos. Assim, quando escolher um pente atente para o que mais vai atender as suas necessidades.
Para Cabelos Cacheados
O melhor meio de pentear os cabelos cacheados é com um pente de dentes largos e de madeira. Os pentes normais e finos não são indicados, pois o resultado será cabelos arrebentados, quebradiços e armados. O pente de madeira além de tirar a eletricidade e a estática deixa os fios com menos frizz e os cachos mais definidos. Escovas tiram o formato do cacho e dão mais volume ao cabelo.
Para Cabelos Afros
O pente garfo é para dar forma e soltar um cabelo muito crespo, além de ajudar a desembaraçar os cabelos afros que são sensíveis. Este tipo de pente foi muito usado nas décadas de 70 e 80, quando as discotecas lançaram a moda black power . Se o cabelo for curto, use o tipo escova, um pente comum e muito prático que ajuda a alisar e assentar bem os fios.
Lisos e finos
Os pentes de madeira neste caso são os mais indicados, pois os fios costumam estar ou ser muito elétricos e ter grande estática (frizz). Os de madeira com dentes largos facilitam o pentear, minimizam os arrepiados e a possível quebra.
Cabelos lisos Grossos e com volume
Os pentes de material plástico que são bem resistentes e com dentes abertos para facilitar a passagem dos fios e não quebrarem.
Os dentes largos são melhores para desembaraçar, não seguram os fios permitindo-os que sejam penteados sem o uso da força. As pontas dos dentes arredondadas não machucam o couro cabeludo.. Os cabos têm função de transmitir segurança na pegada dando uma ergonomia adequada.
Since we are an individual edited repositorydistribution funnel, every one of the sent in content articles move through an evaluation method that simply enables original along with helpful written content to submitted.