Nós dependemos das plantas em todos os sentidos – para obter alimento, energia e oxigênio – e temos uma relação de complementariedade com elas quando descobrimos o uso do seu poder para a cura e a cosmética.
Desde o período neolítico o homem faz uso dos óleos vegetais quando descobriu que o poder das plantas podia ser extraído por meio de pressão e usados de forma medicinal e como ervas aromáticas.
A diferença entre óleos vegetais e os óleos essenciais são a forma como são extraídos das plantas.
Em geral, o óleo vegetal é obtido através da prensagem a frio de sementes de plantas oleaginosas, por isso ele tem um aspecto mais denso e é rico em lipídeos. Já o óleo essencial é extraído por destilação a vapor de várias partes das plantas, e em alguns casos a extração por solventes pode ser necessária.
A funcionalidade dos óleos Vegetais e Essenciais
Medicinais, aromaterápicos ou cosméticos, a essência das plantas está presente em nossa vida.
Todos os bons perfumes, hidratantes corporais, xampus, condicionadores, óleos para massagem, loção para limpeza facial, entre outros produtos, possuem em sua composição óleos vegetais e óleos essenciais.
O óleo vegetal é responsável pela hidratação, textura e nutrição. Os óleos essenciais normalmente mais concentrados e apresentam as propriedades terapêuticas, conservantes além de agregar aroma e fragrância.
Os óleos vegetais raramente possuem componentes alergênicos e por obterem uma carga oleosa grande amenizam as alergias. São utilizados puros ou como óleo base ao serem adicionados de óleos essenciais nas aplicações como óleo de banho e massagem. Os óleos vegetais também podem ser usados como um ativo, dependendo das suas propriedades.
Os óleos essenciais não podem ser usados puros sobre a pele, pois possuem alta concentração de ativos que podem conter componentes alergênicos e, assim, vir a causar irritações na pele. Normalmente é preciso associá-los a um óleo vegetal ou com algumas outras substâncias tais como: gel, álcool ou hidrolato para que o efeito seja satisfatório tanto na aromaterapia como nas massagens terapêuticas.”
Benefícios dos Óleos Essenciais
Além dos benefícios físicos e emocionais quando utilizados na aromaterapia, os óleos essenciais também possuem aplicações medicinais excepcionais.
Muitos óleos essenciais são antissépticos e estão entre os mais potentes protetores da natureza contra as bactérias e outros organismos infecciosos.
Os óleos essenciais possuem uma ampla gama de propriedades curativas, podendo ser utilizados de forma eficaz para manter a saúde, estimulando a regeneração celular, aliviando dores, equilibrando as disfunções emocionais, e combatendo bactérias, fungos e outras formas de infecções. Além de proporcionar alívio do estresse, aumento de energia e aumento da concentração mental.
Os óleos essenciais têm uma lista quase interminável de usos terapêuticos, e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada ano.