Como levar seu filho para um corte de cabelo sem susto, medo ou lágrimas?
A experiência da criança na barbearia não precisa ser desconfortável para os pais ou para a criança. Tudo depende de como a criança é preparada.
Uma abordagem lúdica pode diminuir as suas preocupações e garantir a ida à barbearia como um passeio divertido e sem preocupações.
Prepare Seu Filho
As crianças são mais inteligentes e espertas do que imaginamos. Fale com a criança de forma simples e direta mostrando que arrumar o cabelo é divertido e indolor. Não use o termo “cortar” caso seu filho a associe com perigo, por exemplo, cortar o dedo. Use a forma “brincar de arrumar” o cabelo, “ou penteado divertido”.
Existem livros com imagens sobre cortes de cabelo infantil que ajudam o seu filho a se acostumar com a idéia de ter seu cabelo cortado.
Se você não encontrar um livro específico, crie um junto com seu filho um com imagens impressas de corte infantis. Na internet tem muitas imagens de crianças cortando o cabelo.
Os pais podem levar a criança para conhecer o local e o profissional ambientando-a para que não haja estranhamentos. Mostrar que o papai corta o cabelo e que é divertido ajuda bastante no processo, afinal as crianças aprendem muito em decorrência do comportamento dos pais.
Leve alguns itens
Geralmente as crianças não gostam de usar a capa de corte. Então levar uma camiseta a mais para o corte é interessante. Um brinquedo que a criança goste ajuda bastante. Elas adoram o próprio aparelho telefônico com jogos e vídeos infantis.
Segurá-la no colo confortando-a com um abraço ajuda bastante.
Registre o primeiro corte de cabelo e não se esqueça de guardar o primeiro cachinho.