À medida que os filhos crescem, a mãe deve diminuir de tamanho. Mas a tendência da gente é continuar a ser enorme. Clarice Lispector
Como diz Honoré de Balzac , O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão. E a grande verdade que amamos as nossas mães e só nos damos conta da profundidade desse amor quando temos que nos separar delas.
E o maior presente de uma mãe é o reconhecimento dos filhos.
Minha mãe sempre dizia que ser mãe é padecer no paraíso. E deve ser um sentimento muito louco mesmo o carregar um filho no ventre, criá-lo e depois vê-lo se independendo.
As grandes mães são aquelas que conseguem o verdadeiro desmame.
O contrário a isso seria como a personagem de Ziraldo, a super mãe, personagem da década de 1960 que como diz seu nome, é super em tudo: superdedicada, superzelosa e superamorosa. O excesso de cuidado é tamanho que o filho da Supermãe chega a ficar sufocado.
Pães
E, com a mudança nos padrões de organização da família tradicional, muitos homens têm assumido o papel de mães. As contingências sociais como divórcio, perda da parceira por morte e adoção por casais homoafetivos leva gradativamente ao número de “pães” – pais que assumem a função de pai e mãe.
Trocar a fralda do bebê, preparar a papinha, dialogar com a filha adolescenter sobre namoro, comprar roupas para os filhos , cumprir as obrigações legais como vacinas e levar para a escola se tornaram atividades também do pai.
Mesmo a amamentação não é um privilégio apenas das mulheres. Os homens podem amamentar sim. A única diferença da glândula mamária masculina e feminina é o tamanho. Através da estimulação os homens também podem produzir leite. Existem casos de homens que conseguiram produzir leite através da estimulação de quatro dias, de duas em duas horas.
A lactação masculina já foi observada pelo alemão Alexander Freiherr antes de 1859. Existem vários outros casos, como o um homem do Sri Lankan, um viúvo atraiu a atenção dos médicos e da população pela sua capacidade de amamentar sua filhinha. Sr. B Wijeratne, de Walapanee, perto de Colombo. Ele começou a amamentar logo depois que sua esposa morreu dando à luz à sua segunda filha. Sua filha mais velha, Nisansala de 18 meses, era tão dependente do leite de sua mãe que não conseguia se adaptar ao leite industrializado.
No segundo domingo do mês de maio comemoramos o Dia das Mães. Essa data é lembrada desde 1932 em nosso país, mas nos Estados Unidos, por exemplo, começou a ser celebrada oficialmente em 1914. Como parte da tradição presenteamos essas mulheres maravilhosas que nos deram a vida e cuidaram do nosso bem estar diariamente.
Pães ou mães, nosso agradecimento e reconhecimento.