Rua: Marechal Guilherme, N° 103, Ed. Canadá, térreo, Centro de Florianópolis - (ver no mapa) - Telefone: (48) 3024 3021

Barbearia O BarbeiroBarbearia O Barbeiro

  • PRINCIPAL
  • SERVIÇOS
  • QUEM SOMOS
  • GALERIA
  • CONTATO
Mika Rodrigues
Sunday, 30 March 2014 / Published in Geral

A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Dos alimentos à energia: a revolução que queremos.

 

Americano Jeremy Rifkin argumenta que “internet das coisas”, energias renováveis e custo marginal zero vão nos levar para novo sistema colaborativo.

O economista americano autor do livro “A Terceira Revolução Industrial defende uma conversão completa para a energia renovável.

Visionário e cheio de idéias que  perturbam os modelos centralizadores dos governos e grandes empresas, reconhece que o  crepúsculo da segunda revolução industrial ainda é longo.

As guerras representam um período de ouro para o capitalismo mundial, governos e empresas centralizadoras. O período do fim da Segunda Guerra Mundial até a crise do petróleo (1973) representa uma época de ouro para o capitalismo mundial, que cresceu sob a égide norte-americana. Esse processo proporcionou a expansão econômica com integração dos sistemas produtivos mundiais, amparados em um padrão tecnológico e produtivo relativamente estável, e com a relação capital-trabalho mediada e controlada pelo Estado e por um padrão de consumo que resultasse na venda da produção dos bens e serviços ofertados pelas empresas capitalistas.

Segundo Rifikin, crise atual não é a crise das finanças, mas a crise do petróleo. Este ouro negro vai se tornar cada vez mais escasso e cada vez mais caro, com desastres naturais mais frequentes e violentos. Defensor de um modelo de crescimento mais sustentável, um modelo alternativo baseado em energia verde e na Internet.

Cada época econômica está enraizada na combinação de um novo modo de comunicação associado a uma nova fonte de energia. 

Após a era do vapor e da impressão, no século XIX, e do motor de combustão interna e a transmissão de dados, no século XX, a terceira revolução industrial com base na combinação das redes de energia e de comunicação renováveis,o economista prevê um pico em 2050 que duram até o fim do século.

“Como os dois anteriores, ele vai mudar radicalmente todos os aspectos de como trabalhamos e vivemos”, diz Jeremy Rifkin.

Cinco pré-requisitos para uma nova revolução industrial

Vários passos são necessários para entrar nesta nova era econômica.

Os combustíveis fósseis usados ​​atualmente em quase todas as nossas atividades, serão substituídos por fontes de energia renováveis: eólica, solar, hidráulica, geotérmica, e ao tratamento dos resíduos agrícolas.

Para promover a produção destas energias renováveis, imobiliário deve ser repensado: Cada edifício vai se tornar uma usina mini-energia capaz de coletar a energia no local. Novos métodos de armazenamento de energia, incluindo a via de hidrogênio deve ser desenvolvido para ser capaz de armazenar a energia produzida. Portanto, a grade pode ser transformada em rede inteligente através da Internet.

Esta rede irá operar de código aberto distribuído gratuitamente, onde todos podem se conectar todos os pontos na rede e só paga o que consumir.

As cidades poderão  desenvolver veículos elétricos ou célula de combustível compartilhada onde as pessoas usarão no tempo que for necessário. Por exemplo, as redes de carros de auto-atendimento, como o Autolib, em Paris.  Possuir um carro não será  mais um sonho para a maioria da juventude urbana, como foram para os seus país quando tinham a mesma idade

O fim de uma  era industrial voltada para os valores da disciplina e trabalho duro, da autoridade hierárquica, da importância do capital financeiro, dos mecanismos de mercado e comunicação de propriedade privada.

A terceira era industrial  favorece jogo cooperativo, criativo e interativo do grupo. O capital social, na participação em comunidades abertas e acesso a redes globais.

Jeremy Rifkin acredita que a transição para os valores da terceira revolução industrial começou há dez anos.

É provável que continue e intensifique, graças a uma reforma do sistema de educação. “As escolas devem ensinar às crianças o sentido de responsabilidade e o impacto ambiental de suas ações. Essa consciência vem antes da soma do conhecimento, que deve se concentrar em computação avançada, nanotecnologia, biotecnologia, ciências da terra, a ecologia e a teoria dos sistemas e certas qualificações profissionais “, incluindo armazenamento de engenharia de energia, redes inteligentes, e marketing.

Viver não para trabalho, mas para “jogo”

 

Para Rifkin, é especialmente importante ensinar o “pensamento lateral”. Nas escolas de amanhã, os alunos divididos em grupos partilham os temas a aprender, e dentro de cada grupo, cada aluno aprofunda um problema particular, antes de retornar um resumo de todo o grupo.

Aprender torna-se uma experiência coletiva, compartilhada e lúdica.  O tempo livre em abudância seria agendada entre as sessões de aprendizagem para permitir que as crianças fazerem o que quiserem, como jogar,  socializar, etc. 

“A nova geração não veria  o mundo de forma binária, baseado em oposições entre direita e esquerda num mundo patriarcal, ou nas oposições de valores ideológicos como o capitalismo e o socialismo.

Jeremy Rifkin aposta que o estabelecimento dos pilares deste novo sistema vai levar cerca de vinte anos, mas “em seguida, o desenvolvimento da terceira revolução industrial vai ser muito rápido.”

* Jeremy Rifkin, A Terceira Revolução Industrial , os vínculos edições que liberam

LEIA TAMBÉM:

” ENTREVISTA – Rifkin: “O futuro pertence à produção compartilhada”

“A célula de combustível a maior do mundo

“Rumo a uma Comunidade Europeia da Energia

“Schneider cria uma usina virtuais

 

  • Tweet
Tagged under: Jeremy Rifkin, Terceira Revolução Industrial

What you can read next

OS ATRASOS DO GOVERNO PT
INSACIÁVEL GANÂNCIA
EFICIÊNCIA FÍSICA

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Últimos posts

  • É Preciso Tirar a Barba Para Evitar o Coronavírus?

    Com a disseminação do novo coronavírus, a barba...
  • Como Turbinar Sua Imunidade?

    Que a imunidade esteja com você! Em época de pa...
  • Cortes Masculinos 2020

    Quais as tendências de corte para 2020? O que e...
  • 10 sinais do Câncer de Próstata

    Entre os homens o câncer de próstata é o segund...
  • Movember 2019: Saúde dos Homens

    Movember, o bigode em prol do combate ao câncer...

Categorias

  • Arte
  • Barbas
  • Beleza Masculina
  • Bigode
  • Calvície
  • Coloração Masculina
  • Comportamento
  • Corte Masculino
  • Cuidado do Cabelo Masculino
  • Entretenimento
  • Geral
  • Pelos Faciais
  • Psicologia
  • Saúde do Homem
  • GET SOCIAL
Barbearia O Barbeiro

Rua: Marechal Guilherme, N° 103, Ed. Canadá, térreo, Centro de Florianópolis
Telefone: (48) 3024 3021
Celular: (48) 99601 0872
© 2016 Todos os direitos reservados. O Barbeiro Desenvolvido por Paralelo3

TOP