Movember é oficialmente uma data em que, através do cultivo do bigode visa aumentar aconscientização sobre as questões de saúde dos homens, ou seja, câncer de próstata e testicular.
Ao incentivar os homens a cultivar bigodes – ou “Mo” – ao longo de novembro, os criadores da campanha o objetivo de mudar “a cara da saúde dos homens” e espalhar a consciência.
Nos 30 dias de novembro, segundo o site oficial da campanha, “Através de suas ações e palavras quer sensibilizar mediante discussões públicas e privadas em torno da questão frequentemente ignorada “a saúde dos homens.”
Homens são convidados a começar o mês bem barbeado. Do dia 01 de Novembro até o final do mês (30) deixar crescer o seu bigode no total de 30 dias, recebendo amigos, familiares e colegas para doar a seus esforços. As mulheres também são encorajados a participar da campanha, iniciando equipes e arrecadar dinheiro.
Parceiros da campanha deste ano, com a Fundação do Câncer de Próstata e da Fundação LIVESTRONG para financiar diretamente pesquisa sobre essas doenças e tratamentos para financiar outros programas de apoio para os homens.
A cada ano, cerca de 242 mil homens americanos são diagnosticados com câncer de próstata, além de mais de 28 mil mortes. O câncer de testículo – o que é mais comum em homens jovens ou de meia-idade – causas mais de 8.500 novos casos por ano, e mais de 350 mortes.
Movember foi iniciado em 2003, em Melbourne, na Austrália por dois caras que queriam “trazer de volta” o bigode à moda. No ano seguinte, juntou-se com o Prostate Cancer Foundation da Austrália e tornou-se uma causa de caridade. Em 2007, Movember tinha feito o seu caminho para os Estados Unidos.
No ano passado, Movember levantou mais de US $ 15 milhões para causas de saúde dos homens nos Estados Unidos e este ano os organizadores dizem que 21 países vão participar em campanhas.
Para mais informações sobre as campanhas em os EUA, visite o site da Movember.