Em agosto de 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS), através da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O objetivo da política é organizar, implantar, qualificar e humanizar, em todo território brasileiro, a atenção integral à saúde do homem, dentro dos princípios que regem o SUS.
Houve a movimentação de vários atores coletivos – setores da sociedade civil organizada, sociedades científicas, pesquisadores acadêmicos e agências internacionais de fomento à pesquisa que produziu um documento que aponta os agravos à saúde dos homens como verdadeiros problemas de Saúde Pública.
Um dos principais aspectos destacados, a necessidade de mudança da percepção masculina nos cuidados com a própria saúde. Especificamente, o plano geral, objetivou promover a melhora da condição de saúde dos homens, na redução dos índices de morbimortalidade masculinos, considerados altos em relação aos femininos. O objetivo é facilitar o acesso da população masculina aos serviços de atendimento integral à saúde na atenção primária.