Em pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 3.500 homens com mais de 40 anos foram entrevistados sobre quais problemas de saúde eles mais temem. O câncer foi o mais citado, com 20% do total de menções. A falta de ereção, com 16%, foi apontada como a segunda maior preocupação.
Ainda que se preocupem, 51% dos homens revelaram que não vão ao cardiologista nem ao urologista. A maioria, portanto, nunca realizou exames essenciais para evitar o câncer de próstata, por exemplo.
Um destes exames é o PSA, feito a partir da coleta de sangue. O PSA é “uma enzima produzida pela próstata e com características de marcador tumoral prostático”. Em outras palavras, ela é utilizada para o diagnóstico, o monitoramento e o controle da evolução do câncer de próstata.
O ideal é que os homens iniciem a realização da dosagem sanguínea do PSA a partir dos 40 anos. O especialista recomenda ainda que o exame deve ser realizado todos os anos, juntamente com o de toque retal.
“O PSA não é específico para o diagnóstico de câncer de próstata. É utilizado para a detecção de doenças prostáticas em geral, como hiperplasia benigna, prostatites, etc”, finaliza Dr. Camillo.
#PSA #cancer #prostata