Com início em Melbourne na Austrália, O Movember é uma campanha que cresceu e se tornou um movimento verdadeiramente global inspirando milhões a participar, com campanhas formais na Nova Zelândia, EUA, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda. Ciente que conta com apoiadores em várias partes do planeta a favor da saúde masculina, da Rússia para Dubai, de Hong Kong para a Antártica, de Mumbai, do Rio de Janeiro para Florianópolis na segunda edição do Movember Floripa.
Através do bigode, o Movember visa concretizar a sua visão de ter um impacto eterno na face da saúde dos homens, incentivando a conversa e divulgação do conhecimento sobre a saúde masculina a cada ano.
assim, durante o mês de novembro de cada ano, o Movember é responsável pelo surgimento de bigodes em milhares de rostos de homens em todo o mundo que, com os seus bigodes, buscam conscientizar e chamar a atenção sobre a saúde dos homens, especialmente sobre o câncer de próstata e a depressão masculina.
No dia 1° de Movembro os homens iniciam registrando uma foto no site www.movember.com com um rosto bem barbeado. Para o resto do mês, os participantes da campanha, através de suas ações e palavras, buscam a sensibilização de outros homens, conversando e fazendo exames referentes à sua saúde, uma questão muitas vezes ignorada.
Então, bem vindo a segunda edição do Movember Floripa realizada na barbearia O Barbeiro finalizando a festa no dia 27 de novembro com uma grande festa na barbearia O Barbeiro.
Campanha, idealizada pela barbearia O Barbeiro, tem foco na conscientização e prevenção do câncer de próstata.
Lado a lado com o Novembro Azul, a campanha tem a missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência, fomentando assim a implantação da política de atenção à saúde do homem.
Sobre o Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, atrás apenas dos tumores de pele. É o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados.
A recomendação é que homens a partir de 50 anos façam os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção aos 45 anos.
Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.
Com as campanhas como o Movember e o Novembro Azul, os homens ganham um um outro olhar, despertando a atenção e a responsabilidade para a sua saúde, mudando paradigmas e quebrando preconceitos, tomando uma atitude em relação a autoestima, a prevenção às doenças do coração, ao câncer de próstata, mudando paradigmas e quebrando preconceitos.