O calor chegou! Quem nunca sofreu com o problema de fungos no verão? O aumento da temperatura e da umidade, sinônimo de praia e bronzeado, também é a melhor época para as micoses e os fungos. Mas, existem alternativas naturais para você se prevenir.
Diferentes Tipos de Fungos
Tipos de Micose:
–Onicomicose: é o tipo de micose que se desenvolve nas unhas, principalmente nas unhas dos pés adotando um aspecto denso, quebradiço e cor alterada. Pode ser transmitida para áreas em torno da unha.
–Candidíase: é desenvolvida pelo fungo Cândida, presente naturalmente no organismo, mas quando sua população cresce devido à baixa imunidade, os sintomas passam a se manifestar na boca ou na genital tanto feminina como masculina.
–Pitiríase versicolor: causada pelo fungo Malassezia, conhecida popularmente como “pano-branco”, apresenta micoses com o aspecto de pontos brancos ao longo dos braços, costas e tronco.
–Dermatofitose dos pés: conhecida como frieira, é causada pelo fungo Trichophyton afeta a sola e a região entre os dedos.
–Dermatofitose de virilha: a micose de virilha é causada pelo fungo Tinea Cruris, acomete pessoas obesas, atletas ou devido ao uso de roupas apertadas.
–Tinea do couro cabeludo: a micose que causa queda de cabelo, pode ser causada por diversos fungos, caracterizando diferentes doenças, como psoríase do couro cabeludo, dermatite atópica ou seborreica, alopecia areata, etc.
Antifúngicos naturais para o verão
O tratamento convencional consiste em administração oral de drogas antifúngicas, como Fluconazol ou cremes tópicos, tais como Clotrimazol ou Miconazol. No entanto, estes têm efeitos colaterais importantes, enfraquecem ainda mais o sistema imunológico e as cepas podem desenvolver resistência contra eles.
Em muitos casos, e para evitar a recorrência deste no organismo as mudanças devem ser assumidas para a vida, especialmente nos hábitos alimentares.
- Alho O alho é um ótimo antibiótico natural e um poderoso fungicida e antiviral.Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduz o colesterol e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Um dos principais compostos no alho é o ajoene, um antifúngico natural que mostrou ser efetivo em muitas cepas de fungos, como Candida Albicans. Além disso, é mais eficaz do que muitos antibióticos porque, ao contrário destes, mata apenas o organismo patogênico sem afetar as bactérias amigáveis.
- Ácido caprílico . É um dos três ácidos gordurosos (juntamente com ácido carico e ácido laurico) encontrado no óleo de coco . É um antifúngico potente que mata células de Candida e também contribui para a restauração da acidez do estômago. Está disponível em cápsulas de gel, que permitem que o ácido caprílico atinja o trato intestinal.
- Óleo de orégano . O orégano selvagem é um dos mais potentes antifúngicos naturais . Possui propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias.Um estudo mostrou que até ajuda a prevenir o câncer. O óleo de orégano é particularmente útil para o tratamento da candidíase. Uma das vantagens do óleo de orégano sobre outros antifúngicos é que o fermento de Candida não desenvolve resistência, enquanto outros antifúngicos podem perder eficácia ao longo do tempo. O óleo de orégano contém dois antimicrobianos naturais chamados de carvacrol e timol . A pesquisa sugere que esses produtos químicos reagem com a água da corrente sanguínea para desidratar e matar células de fermento. Outro estudo encontrou uma ação antimicrobiana mais eficaz em carvacrol do que em 18 drogas diferentes. Podemos tomar três gotas de óleo de orégano diluídas na água duas vezes ao dia e aumentar gradualmente a dose para seis gotas duas vezes ao dia.
- Aloe Vera O suco de Aloe Vera é bom para a saúde intestinal em geral. Contém enzimas que ajudam a quebrar gorduras, açúcares e amidos, e promove o crescimento de bactérias saudáveis no intestino. Além disso, seu efeito laxante suave ajuda a eliminar as toxinas do cólon. É um poderoso desintoxicante para todo o corpo, mas especialmente para o fígado sobrecarregado. Aloe Vera também repara e protege a parede intestinal impedindo a Candida deatravessá-la. O suco de Aloe Vera pode ser encontrado em qualquer herbalist.Se você não gosta do sabor, você pode adicionar um respingo de limão. A dose deve ser no máximo de um quarto de xícara por dia.
- Gengibre A raiz do gengibre vem de uma planta nativa da Ásia chamada Zingiber officinale. Suas propriedades medicinais têm sido utilizadas há séculos pelas culturas tradicionais, mas também é usada como tempero e como alimento. Desde a sua descoberta, o cultivo de gengibre se espalhou por partes da África e do Caribe e agora é facilmente acessível em todo o mundo. Estudos demonstraram que a raiz de gengibre contém vários ingredientes que possuem propriedades antifúngicas, como shagelol e gingerol. Podemos usá-lo como um tempero para comida, coçando uma pequena quantidade, dado o seu forte sabor. Também podemos fazer uma infusão de gengibre.
- Selo dourado Foi originalmente usado para distúrbios da pele, problemas digestivos e até mesmo como uma medicação contra o câncer. Atualmente, o selo dourado ganhou popularidade e é usado para curar feridas e muitos tipos de infecção, bem como um agente antifúngico para combater, por exemplo, a proliferação de Candida. O ingrediente ativo no selo dourado é a berberina, um alcalóide que também é encontrado em outras plantas, como a uva e a uva de Oregon. Berberina inibe o crescimento de várias espécies de Candida. Além disso, estudos mostram que a berberina ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, ativa os glóbulos brancos, fortalece o sistema imunológico e melhora a capacidade do corpo de combater infecções por conta própria. Você pode tomar goldenseal em extrato líquido ou sob a forma de cápsulas feitas a partir de pó de raiz goldseal.
- Pau d’Arco É uma erva nativa da floresta amazônica. Por um lado, ajuda a afrouxar os intestinos facilitando a purificação e, por outro lado, atua como um agente antimicótico potente. Contém várias classes de compostos como lapachol, xilóxido e várias naftaquinonas . O mais importante é o lapachol, e mostrou-se que inibe o crescimento de Candida. A maneira mais fácil de tomar é como uma infusão.
- Canela Já existem vários estudos que corroboram o efeito antifúngico da canela e suas propriedades contra vários tipos de Candida, incluindo Candida Albicans. Além de suas propriedades antifúngicas, vários estudos demonstraram que ele regula o açúcar no sangue e está mesmo aceitando como um possível tratamento para diabetes tipo 2, como parte de um conjunto mais amplo de mudanças de estilo de vida. O extrato de canela suprime as citocinas que regulam a resposta inflamatória e que foram ligadas à artrite. A maneira mais fácil de consumir canela é adicioná-lo ao alimento em pó.
- Óleo da árvore do chá . É um óleo vegetal concentrado das folhas de uma árvore nativa das áreas costeiras da Austrália. Tem um poderoso efeito anti-séptico que age contra bactérias, fungos e vírus, também é bactericida, fungicida, antiviral, cura, antiinflamatório, desodorante e expectorante. Foi usado por muitos anos para o tratamento de infecções cutâneas, pé de atleta, acne … É para uso externo, não deve ser ingerido . O óleo da árvore do chá pode ser aplicado diretamente na pele em pequenas doses ou reduzido em água.
- Prego A unha vem da árvore de cravo preta, originária da Indonésia, mas agora encontrada em todo o mundo. Junto com seus outros benefícios médicos, o cravo é também um poderoso agente antifúngico que é freqüentemente usado para tratar o pé de atleta e outras infecções por fungos. Seu ingrediente ativo é o eugenol e tem propriedades anti-sépticas que ajudam a matar o Candida defermento , além de estimular o sistema imunológico. A unha é mais efetiva sob a forma de óleo. Pode ser tomado entre 1 e 3 vezes por dia, de 15 a 30 gotas dissolvidas em um copo de água morna. Você também pode combiná-lo com outros óleos, como óleo essencial de canela.
Reequilibrar e reparar o sistema: comer iogurtes ou usar uma pequena quantidade como um creme hidratante vaginal. As bactérias no iogurte desempenham um papel fundamental na forma como é digerido pelo corpo humano. Estas bactérias, que possuem uma estrutura molecular semelhante à dos microorganismos encontrados nos intestinos dos seres humanos, podem fornecer proteção contra bactérias nocivas que causam doenças. Lactobacillus acidophilus pode funcionar ajudando o corpo a manter uma consistência normal de bactérias no estômago, nos intestinos e nas genitais.
ok, gostei!