O consumo é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material, no caso dos bens ou imaterial no caso dos serviços.
Constitui-se a fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.
O que as pessoas devem consumir?
Se continuarmos nesta fome de consumo terá que haver mais quatro planetas.
A concepção ideológica do consumo diante de bens materiais levou o homem empreender grandes viagens, e, é a mesma concepção que o leva ao espaço. Os rituais frenéticos em Shopping nascem do desejo e das propagandas que incentivam o ritual de compras.
A simplicidade não é mais o que somos, mas o que compramos.
As nossas relações sociais são mediadas por objetos materiais.
O consumo visto de uma maneira perversa é histórico. Será que nossa relação com os bens materiais diminuiu a nossa humanidade?
O nosso bem estar dependente apenas da mensuração do crescimento econômico.
Produção e consumo é parte da sociedade e deve ser repensada no âmbito do consumo. A cadeia do consumo gera empregos, seria esta a virtude?
Mas e os recursos no mundo, a natureza da conta? Devemos ser ensinados a comprar? Negar o prazer foi sempre uma filosofia. Na década de 20 as pessoas começaram a se ver como consumidores. E o capitalismo exige que os negócios se expandam. O vício da compulsão ao consumo está se espalhando pelo mundo. E os que chegaram recentemente Brasil, as classes B e C não pensam diferente das demais classes consumistas.
O mercado deve repensar o que é necessário e não inventar necessidades de consumo.
Os governos, a sociedade, as indústrias devem repensar o seu endividamento físico, psicológico e com o planeta. O endividamento como qualidade de vida, moradia, saneamento básico, educação, que são formas de riqueza e geram riqueza. A indústria não tem mais a concepção de produzir bens duráveis. Estes já nascem com o prazo de validade vencido. Temos que gerar bens posicionais e mudar a nossa relação com os bens materiais. Bens posicionais e relacionais são grandes bens materiais. Menos é mais.
I like the helpful information you provide in your articles.
I will bookmark your weblog and check again here frequently.
I am quite certain I’ll learn plenty of new stuff right here!
Good luck for the next!
Obrigado. abço.
A few months proventil ventolin 4mg electronic information and data economic, and professional
cost topamax canada Individual counterpart relationshipsâbased on mutual respect and trust and striving for
50 mg topamax weight loss most significant Carolina tradition. Your participation in the Professional Experience Program
Quite a few thanks you pretty a great deal for this good and really instructional write-up. Almost everyone could get extremely great data from this informative article.fantastic perform maintain it up. I am likely to bookmark this internet site for arrived back in prospective.
Thank you, we have to work for a better life for all human beings.